terça-feira, 5 de agosto de 2008

Meus rádios...

Eletrônica é um hobby fascinante! (tá bom todo mundo diz que o seu hobby é fascinante...). Mas com tantas e tantas possibilidades neste campo não são poucos, mesmo entre os profissionais da área, os têm uma predileção por construir rádios. É difícil explicar essa fascinação, mas talvez porque existe algo de "mágico" em, com algumas espiras de fio e poucos componentes conseguir capturar as "ondas hertzianas" de alhures... Desafiador também é, para o aficionado, obter bons resultados com os circuítos mais simples ou com soluções criativas ou, simplesmente, extravagantes. Construí meu primeiro rádio "galena" (que na verdade usava um diodo" quando tinha 10 anos de idade. A emoção em escultar aquele som quase inaudível pela primeira vez é uma experiência de quase êxtase que só quem experimentou pode descrever...
Abaixo apresento rádios que construí nos últimos tempos. Por favor, se tiver vontade, não deixe de comentar.

"Galena" com antena de quadro


Ao contrário do que possa parecer a construção de rádios "galena" ou "xtal set" é coisa que tem seus melindres. O iniciante se contenta com o sucesso de sua montagem, porém o veterano procura soluções técnicas mais elaboradas. Depois das primeiras montagens logo buscamos remediar as limitações que existem em circuitos considerados tão simples. Uma das limitações que mais me incomodava nos rádios galena era a necessidade de uma grande antena externa e de fio terra. Demostrar o rádio fora do sua bancada era coisa difícil. Foi aí que fiz a tentativa que aparece na foto abaixo.


O circuito em si não tem "nada de mais". O que fiz foi construir a bobina em um suporte dando a ela um formato de 30 x 30 cm aproximadamente. São 20 espiras no total. a partir da 12a 13a espira coloquei algumas derivações a cada duas espiras que ajusto na painel por meio de uma chave rotatória (isso ajuda na calibragem da antena). Como fone estou atualmente usando um de cristal, mas na foto o rádio aparece com uma cápsula de telefone com impedância de cerca de 300 ohms, que também pode ser usada, ainda que com resultados mais modestos.

"Foxhole Radio" (Rádio de trincheira)

É assim chamado porque é inspirado nos que eram construídos pelos soldados aliados durante s Segunda Guerra Mundial a partir das sucatas que iam encontrando. Faziam a ligação a algum aterramento provavelmente e esticavam algumas dezenas de metros de fio que servia de antena. Com sorte conseguiam captar alguma coisa.




Não é um campeão de performance... precisa de uma bela antena de uns 20 metros de comprimento e um bom aterramento para funcionar. Mas seu "charme" é a simplicidade. A sintonia é feita por um cursor móvel sobre a bobina, ticando nas partes sem esmalte do fio, e o detector ao invés de um diodo de Germânio ou mesmo de uma pedra de galena usa um grafite pressionado, por meio de um alfinete, sobre uma lâmina de barbear.

Rádio de 2 Transistores

Esse e apenas um dos maravilhoso projetos que vocês podem encontrar na página do meu amigo Charles Wenzel - www.techlib.com (em inglês). É um reflexo de 2 transistores. Tem uma performance razoável e não há necessidade de colocar o volume "no último" para ouvir...




O incrível Rádio de um transistor!

Mais um circuito inspirado no design de Charles Wenzel. Esse rádio de 1 transistor tem uma performance impressionante. É o melhor rádio que já construí.

.

A frete com o controle de sintonia e volume (sim, com apenas um transistor ele tem controle de volume!)




Com a tampa traseira aberta pode-se observar a antena de quadro interna...





Aqui podemos ver mais alguns detalhes: alimentação 18 V, transformador de saída de áudio (eu usei um trafo 6+6 x 220 V) e o circuíto montado sobre pregos...

Espero que tenham gostado!

domingo, 3 de agosto de 2008

Ah, Finalmente! Uma das minhas preocupações, como a de todos que publicam algo na rede é ter alguma visibilidade. Hoje pela primeira vez achei meu blog usando os mecanismos de busca...
Espero que se a detecção de conteúdo for rápida eu possa compartilhar algumas informações de forma mais ágil quando alguém procurar por elas :)
Abçs
Marcos K